terça-feira, 26 de junho de 2012

Interpessoal e nada Banal


  

Relacionamento interpessoal, tema que adoro discutir, debater, escrever e ler. Iniciei um curso de pós-graduação em Pedagogia Empresarial alguns anos atrás pensando em trabalhar no setor de Recursos Humanos, dentro de uma organização que identificasse talentos, sanasse conflitos, trabalhasse a comunicação entre o grupo, ou a falta de e motivasse seus colaboradores. Não conclui o curso, faltou 2 disciplinas e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Não conclui porque, ao menos pensava que fosse por esse motivo, estava em um período de muita festa, amigos, namoro, happy hour... Sendo as aulas 6ª feiras a noite e sábados pela manhã, como eu, que estava em um período de pura diversão, poderia ir a a faculdade justo nestes dias?? Não me arrependo das festas, me arrependo sim de não ter concluído a pós. Mas ainda há tempo e vou retomar. 
Pensando nisso hoje, chego a conclusão que talvez eu não tenha chegado ao fim do curso justamente por ter problemas em relacionamento interpessoal e que festa, e happy hour foi uma fuga! Como uma pessoa que já teve muita dificuldade de comunicação nos locais onde trabalhou pode sanar problemas nesta área? Em um determinado período, no inicio na minha carreira política (HAHAHAHA), digo, no inicio da minha carreira profissional, que ainda não está totalmente definida, eu era extremamente tímida. Uma vergonha enorme, de suar frio! Não falava em reuniões, dinâmicas de grupo para seleção eu era o fiasco. Pensava estar sendo sempre criticada e criei um escudo protetor que me escondia atrás de palavras grosseiras, e depois eu chorava e chorava. Fiz terapia, não tinha outra solução, eu realmente precisava, como ainda preciso. Melhorei muito. Continuo tímida, continuo ficando tensa quando tenho de falar em público, mas hoje controlo melhor minhas emoções (e, como diria Roberto Carlos, "São tantas emoções!"). Afinal de contas, não sou tão importante assim para ser analisada, julgada, criticada, ser o centro das atenções o tempo todo por onde passo. 
Mas enfim, o que é relacionamento interpessoal? Segundo o que já estudei, é a capacidade de interagir com o grupo, comunicar-se, trocar ideias de forma totalmente profissional, sem competições, sem medos e deixando de lado o fato de gostar ou não de tal pessoal, seja o chefe ou colega de trabalho. É ser imparcial. É deixar de lado os problemas pessoais existentes com indivíduos que fazem parte da equipe. É respeitoso. Em outras palavras, é ser perfeito! Tem alguém ai assim?? Certo, exagerei um pouco, mas é que quando envolve sentimentos, a situação fica mais complicada, por isso a necessidade de uma Psicopedagoga dentro de uma organização que quer crescer, eliminar conflitos e manter a saúde do trabalho! Olha só, aproveitei para vender o meu peixe!
Agora estou cursando Psicopedagogia Clinica e Institucional, quase me formando. Pensando um pouco em minhas atitudes, observo que continuo com problemas no setor relacionamentos! Menos tímida, mas muito ríspida, exigente, perfeccionista. Eu quero que tudo o que faço tenha um resultado perfeito. Sou assim em tudo que faço, e cobro atitude dos outros. Na verdade, penso que busquei a psicopedagogia não para tratar os outros, mas sim para tratar a mim mesma. 
Isso tudo veio a tona hoje porque estou para completar um mês de trabalho em um novo local. E em um mês, a gente começa a conhecer melhor as pessoas, começa a pensar se realmente há coleguismo. E eu começo a me testar, testar minha paciência e a minha tolerância. Começo a tentar manter a minha língua comprida dentro da boca porque a terapia reverteu a minha timidez em ousadia e também mais rispidez! 
Vejo sempre o melhor nas pessoas e depois, como sempre, vem a decepção e com a decepção a frustração que me leva a ira. Vou mudar a história agora e fazer o possível para me tornar uma pessoa melhor acreditando mais em mim, observando e tolerando atitudes que não me agradam. Lidar com pessoas não é fácil e afinal, ninguém e perfeito! Nem eu! :)

Adoro Mário Quintana...


“O Mapa”                                                     

Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo…
(E nem que fosse o meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei…
Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei…)
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso…

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Palavra de Frutas

Ontem me deram uma notícia que recebi como um troféu abacaxi e que caiu diretamente em cima da minha cabeça de melão! Então, estou aqui com a minha cara de tacho enquanto tento descascar esse abacaxi o mais rápido pra não ficar mal humorada e azeda como um limão, ou descontar toda a minha revolta, pois ainda não estou, e nem quero, ficar como melancia quente, louca pra fazer mal a alguém.
Ainda assim, me caiu os butiá do bolso quando cheguei a conclusão que vou demorar um pouco mais de tempo pra resolver a tal pendenga que infelizmente,  não está a preço de banana. De fato que laranja na beira da estrada é azeda ou tem marimbondo no pé, mas ainda assim achei que podia contar com a sorte e um pouco de axé.  
Visto que uma maçã por dia dá uma vida sadia, sem remorco de estar cometendo um pecado, vou comer uma agora inteirinha antes de enfiar o pé na jaca e fazer mais cacaca. Devo logo me convencer que a vida não é um moranguinho. É a Xepa!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Já sou uma Multiplicadora!!!

Então o curso Capacitação para Multiplicadores de Educação  para o Trânsito encerrou-se dia 11/06. Adorei participar, fiz novas amizades, adquiri novos conhecimentos, enfim, valeu muito a pena. Agradeço muito a Coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC que não vai se livrar de mim tão cedo visto que tenho um outro projeto para realizar lá dentro.


Camila, Débora, Janaína e Eu - Parceiras na Educação para o Trânsito e para a Vida!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ai ai ai Santo Antônio!


Para as "nem tão" desesperadas como eu:                 

Infalível Oração para Santo Antônio                              

"Bendito seja Deus, em Seus anjos e em Seus santos"
Oh! Santo Santo António, lírio dentre os santos, vosso amor a Deus e caridade por vossos irmãos, fez-vos digno, quando na terra, de possuir poderes milagrosos.
Incentivado por este pensamento, eu te imploro que obtenhas para mim (pedido).
Oh! gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, faça meu pedido aos ouvidos do doce Menino Jesus, a quem carregastes com amor em vossos braços, e a gratidão meu coração entrego ao Menino Jesus, pelos beneficios que vos concedeu, oh! querido Santo Antônio. Amém.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pijama para o dia 12

Então, dia dos namorados chegando, e a solidão se apossando de minha pessoa! Nossa, que drama... É, estou sozinha, sim, mas não desesperada. Pelo menos não tentando parecer! Como diz o ditado, "para todo o pé torto tem um chinelo velho"! Por falar em ditados populares, onde está a tampa da minha panela?? Tudo bem,  não tenho um relacionamento sério, mas tenho o amor verdadeiro da minha mãe, da minha dinda, dos meus amigos, das minhas tias.... buuuááááá  Não, não, eu estou calma... Tudo a seu tempo! O importante é que, como diz um amigo, eu esteja bem! Que consolo! E não é nem o das lojas de sexshop! 
Já que não tenho namorado, vou aproveitar a data para presentear a mim mesma com um pijama da marca Lola Body mas, para quem tem, recomendo a compra de uma bela langerie da mesma marca (www.lolabody.com.br) para aquela noite especial a dois!