quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O dia se espatifa: Bebê automóvel

O dia se espatifa: Bebê automóvel: No instante em que escrevo, a Lina descansa a cabecinha na almofada que sempre deixamos sobre o edredon no qual ela tem passado bastante tem...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Atendendo a Pedidos

É provável que no próximo ano eu mude a composição do meu blog. Algumas meninas tem me procurado através do facebook pedindo orientações, dicas e sugestões para atuar como babá. Para ser uma boa babá. Mais precisamente, para ser uma Babá de Luxo!
Meu blog recebeu este nome, obviamente, por que sou babá. Tenho outras funções, mas a mais rentável atualmente, é a de babá. Por formação, sou Pedagoga (quase Psicopedagoga), por profissão, Instrutora de Trânsito, e finalmente, como função, secretária e babá. O Luxo, veio por conta do carro que eu tinha, e acreditava ser uma das poucas nesta função, pelo menos aqui em nosso país, que chegava motorizada, com meu próprio veículo, nas casas das famílias que atendo. Também por ter formação. A visão que vem a mente de muitas pessoas quando se cita babá, é de uma mulher já com idade avançada, pobre, com pouco estudo e cheia de filhos. Minha realidade é outra. Meu atendimento era, é diferenciado. Eu tenho conhecimentos pedagógicos, eu tinha carro para oferecer transporte até a escola, ao ballet, ao judô, ao inglês... Mas, enfim o transporte, no momento não posso oferecer mais, mas meu cuidado ainda é pedagógico e diferenciado. Então, mantive o nome do meu diário virtual, Babá de Luxo.
No próximo ano, vou continuar contato aqui minhas experiências como babá e também outras vivências. Mas, a pedidos, também vou citar dicas e sugestões baseadas em meus estudos e minhas vivências. Essa nova etapa exigirá mais de mim, pois não quero, e nem vou, escrever qualquer besteira. Tudo o que citar aqui terá embasamento, pois quero realmente ajudar a futuras babás, ajudar a mães que procuram babás para contratar. Meu blog não vai virar um curso online de babá, pelo menos não ainda! Mas vai esclarecer dúvidas, aceitar sugestões, criticas e, por que não, elogios! Falar sobre uniforme, alimentação, postura, linguagem, etapas do crescimento, citar cantigas e brincadeiras... tudo para ajudar.
Com isso, espero além de ajudar, obter mais leitores e conhecer novas pessoas! E que venha 2013 com novos desafios aqui no blog e na minha vida!!
Bom Natal e ótimo Ano Novo a todos!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

No Seu Lugar

Sou uma pessoa um tanto curiosa e bisbilhoteira, tudo me interessa! Recentemente fui convidada por um pai de uma das famílias que atendo para participar de uma associação filosófica, do qual participa, cujos membros cultivam a humildade e os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade além de aperfeiçoamento intelectual. O convite veio como consequência das minhas constantes perguntas com relação a associação. No final do ano, está sociedade abre as portas para familiares e amigos participarem de um jantar e conhecer um pouco dos seus trabalhos. Realiza-se então uma reunião com o intuito de esclarecer dúvidas do pessoal que não participa e se abre um plenário onde todos podem questionar os membros e esclarecer suas dúvidas. 
Pois bem, eu fui, claro que fui, queria conhecer o ambiente, entender o trabalho sendo que já havia escutado muita coisa ruim com relação a isso. Gostei, ouvi e consegui satisfazer um pouco da minha angustia quando minha cabeça fervilhava de curiosidade. Teria conseguido participar mais se não fosse um questão: crianças. Crianças que amo de verdade. Crianças que zelo com todo o meu carinho quando estou a serviço delas. Cuido quando estou em serviço. Mas eu não estava. Fui convidada para participar da reunião, não fui solicitada como babá. Pelo menos foi assim que entendi! 
Enfim, a família todo estava na reunião, até então, tudo bem! Tudo bem se não fosse o fato de a mãe das crianças deixar claro o meu lugar. O meu lugar de babá! Fico perfeita como babá! Em vários outros post já citei que não tenho vergonha nenhuma e que gosto da minha função. Fato é que sou babá sim, mas também sou curiosa! E para o evento em questão, entendi que fui convidada como curiosa e não como babá. Atendi as crianças e auxiliei no que foi preciso. O pai dos pimpolhos por fim queria me pagar o plantão e eu não aceitei. Não aceitei por que, como já disse, entendi que, por parte dele, foi um convite e não uma convocação de trabalho. Mas pelo visto, não houve um acordo entre ele e a esposa. Ou a minha curiosidade sufocou a minha função.