Esse mês de agosto começou me rondando com o tema preconceito racial que, pra mim, está tão fora de moda quanto o cigarro e a homofobia. Nesta semana, meu colega de trabalho olha para a outra colega que comete um pequeno erro ao executar uma tarefa cotidiana e vomita a seguinte frase:
"- Bah, Fulana, hoje tu tá que em nego, quando não caga na entrada, caga na saída!".
Eu, que estava quieta trabalhando, realizando minhas atividades de costas para o mesmo, me virei em direção ao sujeito e perguntei:
"- Como é que é?"
"- Tu tens noção do que acabaste de falar?"
"- Entendes o sentido dessa frase?"
O indivíduo em questão limitou-se a rir e em seguida falou:
"- Ah, mas não é tu. Tu é nossa coleguinha."
Respondi a criatura que não iria discutir porque não valeria a pena e, realmente não vale, porque o mesmo já é um "sem noção" que não pensa no que fala e com uma vida bastante complicada. Porém, fiquei quieta porque a frase citada não foi direcionada a minha pessoa. Caso contrário, eu teria me levantado silenciosamente, colocado a minha bolsa no ombro e me deslocado até a delegacia mais próxima, pois estou muito bem amparada pela Lei Federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, de acordo com a nova redação dada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997.
Estou aguardando o indivíduo me pedir desculpas, o que até o momento, ainda não ocorreu!
Mas, digo que o mês começou com este assunto, porque na semana anterior, uma das meninas de quem sou babá, comentou comigo:
"- Ai Fabi, nada a ver esse negócio de preconceito, né?! Por exemplo, tu é negra e é a minha melhor amiga!"
O assunto surgiu em decorrência da situação vivenciada pelo personagem Cirilo, que sofre descriminação pela colega Maria Joaquina, na Novela Carrossel, transmitida pelo SBT de 2ª a 6ª feira a partir das 20:30h.
A menina em questão tem 8 anos de idade, o colega de trabalho, tem 35! Como me falou uma colega de aula ontem a noite, "ainda bem, o futuro esta salvo", livre de pessoas medíocres e hipócritas!
Oh, Fabi, como você é inteligente e bonita por dentro e por fora.
ResponderExcluirbeijoss
Obrigada, Lelena! Um beijo!
Excluir