sábado, 26 de janeiro de 2013

Pronta para Comentar

Eis que chegou o momento e agora, me sinto um pouco mais a vontade para comentar, criticar e reverter as dicas publicadas para mães em dicas para babás do post "Blog de uma Mãe com Tempo". Não vou citar o nome da mãe que publicou suas experiências nem o nome do seu blog que, não por acaso, foi desativado. Não vejo necessidade de expor mais essa criatura, tão pouco de criticá-la como pessoa. Nem mesmo a conheço para isso. Mas, como babá, me sinto no direito de comentar suas "orientações".
Esse comentário, por exemplo: "Na minha opinião, em algumas ocasiões as babás são extremamente úteis, em outras são dispensáveis e em outras ainda são item de “terceira” necessidade. Enfim, acho que se bem ensinadas, elas podem quebrar um galho danado e nem sempre vão representar um novo integrante à família, porque pra mim família é pai, mãe e filhos e acho no mínimo estranho aqueles que tratam a babá como parte da família (desculpe-me quem pensa o contrário)."
Vem cá, ela tá falando de um ser humano de um microondas ou de um cachorro?!? Nem mesmo de um cachorro eu falaria dessa forma! Ai de quem se referir a minha cadela, Amora, desse jeito! Ensinadas?? A forma como ela se expressou, talvez nem tenha sido essa sua intenção, mas me parece que para ela é preciso adestrar uma pessoa para zelar por seus filhos. Senta, agora rola... fica de pé! Vai deitar!! 
Olha eu não sei onde ela foi buscar babás, mas eu sou profissional! Eu tenho família, e muito boa por sinal, não tenho necessidade nenhuma de me integrar em outra. Lá vai uma dica para você babá: Você TEM de ser profissional. A relação com os pais da criança tem de ser respeitosa e sincera. E quando eu digo sincera, é com relação as atividades que deverá executar e ao salário. 
Lembre-se, os pais das crianças NÃO estão interessados em sua vida, nas suas contas, nos seus problemas conjugais, familiares, financeiros. Você está na casa para trabalhar, atender as crianças em suas necessidades. Não está em um consultório psicológico. Isso não significa que não se possa ter uma relação de amizade, isso se assim eles, os pais, quiserem! Afinal, você é uma funcionária e não uma amiga de infância da mãe da criança. 
Então, siga essa dica para ter sucesso e ser indicada para outros trabalhos: seja discreta. Discrição é tudo! Em alguns momentos dentro da casa, é preciso fazer-se invisível. Percebeu que o casal começou um assunto que não lhe diz respeito, saia! Se estiver com a criança, pegue-á e vá para outro local da residência. Sem alardes. Simplesmente saia. Se tiver que informar algo para a mãe ou pai, diga que vai brincar no quarto, na sala, vai trocar a fralda se o seu pupilo ainda utilizar. 
Eu sei, é impossível (pelo menos pra mim) não se apegar as crianças das famílias para as quais se presta serviço. Eu amooo as crianças que atendo, mas nem por isso, me sinto um segunda mãe delas. Tenha isso bem claro em mente: você é a babá, não a mãe! Está na residência da família para a qual trabalha para atender a criança e cumprir o que os pais determinam e pensam ser bom para seus filhos. Você pode até não concordar com as determinações, mas não precisa expor isso, a não ser que a mãe pergunte o que você acha. 
Como babá, não somos menos importante que a mãe ou pai que são advogados, médicos, juízes, administradores, executivos. Nossa profissão é tão importante quanto a deles. Como os pais podem sair tranquilos de casa se não souberem que seus filhos estão bem cuidados? E quem cuida deles somos nós, Babá! Somos responsáveis por seres indefesos enquanto seus pais trabalham, passeiam, descansam, viajam. Portanto, seja tão profissional quanto eles. A única diferença é que nosso local de trabalho é dentro de uma residência e não em uma empresa, consultório ou escritório. 
Não terminei por aqui, eu vou comentar e aproveitar cada dica e, como citei acima, reverter as publicações em dicas para babás. Vejo agora aquele post como algo positivo. É bom saber o que algumas mãe pensam e como agem com profissionais como babás. 

2 comentários:

  1. A RESPEITO DO INFELIZ COMENTARIO FEITO POR ESSA SENHORA SO TENHO A LAMENTAR POIS SOU BABA A UNS 10 ANOS E SOU BEM MAIS IMPORTANTE QUE ELA,ACHO QUE UM SER QUE TRATA OUTRO ASSIM DEVE SER MUITO MAU AMADO...ENQUANTO A SUAS DICAS SOBRE NOSSO COMPORTAMENTO NO TRABALHO CONCORDO PLENAMENTE,MAS TEMOS QUE CONVIR QUE E MUITO DIFICIL NAO NOS ENVOLVERMOS PESSOALMENTE COM ALGUNS DE NOSSOS PATROES...TRABALHO PRA PESSOAS DE CLASSE MEDIA ALTA E MUITAS DE MINHAS PATROAS TERMINAM POR ENCONTRAR EM MIM UM TIPO DE PSICOLOGA POIS COMO DURMO NO TRABALHO TENHO UM CONTATO MUITO PROXIMO,TENTO NAO ME ENVOLVER MAS E COMPLICADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, mas no seu caso, ela te procura e você a escuta. Pelo que entendi, ela te procura. Então não tem porque não interagir. Temos de manter uma certa distância, pois afinal somos profissionais, não devemos misturar vida profissional com a pessoal. No seu caso, ela lhe procura para conversar, e não você para lhe contar a sua vida e suas situações.

      Excluir