segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quanto Vale uma Babá?

Neste mês recebi uma proposta de trabalho para babá com os seguintes "benefícios": cuidar de uma criança de 6 anos de idade para morar com a família, salário de R$ 850,00, uma folga por mês, e refeições "inclusas no pacote". Gente, R$ 850,00 para ficar a disposição 24h??? Sim, porque se é para morar, não vem com essa de que vais descansar a noite, se a criança precisar de algo de madrugada, é você, a babá, quem vai ter de auxiliar! Eu recebo quase isso atendendo 6h por dia!!! 
Então, você é ou quer ser babá? Vai ai uma dica: valorize-se! Se há famílias interessadas em seus serviços é porque tem mercado de trabalho nesta área e, pelo que ando lendo por ai, está cada vez mais escasso! Valorize-se sim, estabeleça um valor que seja bom pra você. Estabeleça um período de trabalho com determinado valor. Passou do período combinado, estabeleça novo valor! Mas também ofereça um bom trabalho, né minha amiga! Valorize-se, mas também faça tudo para ser valorizada. 
Vai outra dica: se aceitares trabalho como babá, entenda e deixa claro que você é babá, ou seja, você não é faxineira, cozinheira, passadeira... você é BABÁ. Está lá para atender crianças em suas necessidades, brincar, banhar, levar onde for, auxiliar em suas atividades rotineiras. A primeira coisa que deixo claro quando sou entrevistada por uma família é que não faço nada na residência além de atender crianças e arrumar suas coisas. Organizo quarto, guarda-roupas, brinquedos, corto, aqueço o alimento, lavo mamadeiras e todos os utensílios infantis, mas não limpo a casa. E faço isso quando a criança está dormindo.
Quero deixar bem claro aqui que nada tenho contra essas outras funções, mas penso que se entro em determinado local para executar tal tarefa e sou remunerada para isso, o resto é abuso! Se eu fosse cozinheira, não aceitaria cuidar dos pequenos da casa. Não sou sectária, busco não ser intolerante. Só penso que é quase impossível cuidar de crianças ao mesmo tempo que se tem de passar, lavar roupas, cozinhar e limpar a casa. Em que momento será possível dar atenção a uma criança tento todo esse trabalho para realizar?
Atender a criança não ficar sentada ao seu lado falando no celular com o namorado ou com uma amiga enquanto ela brinca! Você tem de interagir, brincar com ela. Sente-se no chão, entre na brincadeira, além de brincando, querendo ou não, você está participando da educação deste pequeno ser. Então, busque novas brincadeiras, aprenda cantigas de roda... Além do tempo de trabalho passar mais rápido, a criança vai se apaixonar por você. Isso eu garanto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário