sexta-feira, 18 de maio de 2012

Desempregada, Amparada e Instruída

Cá estou, realizando um novo curso ofertado também gratuitamente, bem como o da EPTC. Este porém estou acompanhando na UCERGS (União de Cegos do Rio Grande do Sul). Levando em consideração que não estou atuando em nenhuma organização formal e que me encontro amparada pelo benefício do seguro-desemprego pelos próximos 3 meses, resolvi aproveitar este período para aprimoramento educacional. Então, tudo que é gratuito ou com valor acessível para meu bolso, "tô dentro"! O curso é Formação na Área da Deficiência Visual, promovido pela CEAPP (Centro Especializado de Apoio Pedagógico e Produção) da União de Cegos e está sendo muito interessante. Em um momento, a palestrante propôs que usássemos venda nos olhos e distribuiu uma folha com um desenho em Braille para cada participante. Eu não consegui identificar minha figura... E olha que tinha tudo a ver com uma das minhas funções, era um carro!! Nossa como é difícil!! Algumas colegas conseguiram realizar a leitura. 
Também tivemos acesso a diversos materiais confeccionados para indivíduos em idade escolar portadores de deficiência visual, bem como a elaboração dos mesmos. Muito interessante, mesmo. Esta instituição oferta materiais para escolas que possuem alunos cegos ou com baixa visão. É só entrar em contato!! A UCERGS  está localizada na Rua Frei Henrique Golland Trindade, 425 no bairro Boa Vista em Porto Alegre. O endereço eletrônico é: ucergs@ucergs.org.br.
 Quanto a Capacitação para Multiplicadores de Educação para o Trânsito na EPTC, estamos chegando ao fim  do curso que tem mais 2 encontros, sendo o último a apresentação dos projetos de intervenção de educação para o trânsito elaborado pelos grupos. No último encontro tivemos de ser criativos elaborando um cartaz, com figuras de revistas e letras de músicas disponibilizadas pelos palestrantes, relatando um pouco do que vimos durante o curso e também com base em nossas vivências no trânsito. A troca de experiências com os participantes foi muito significativa e, além disse, embora eu estivesse bastante nervosa na hora da apresentação, o meu grupo foi bastante elogiado!!! Bom, né!!! hehehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário