quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vestir o Sapatinho do Outro

É tão fácil apontarmos os defeitos dos outros, não?! Receber uma critica, mesmo que seja uma critica construtiva, as vezes dói. Nem sempre a pessoa destinada a ouvir está pronta para tal situação, pois na maioria das vezes não se sabe seu histórico, não se conhece sua vida, seus dissabores. Para muitas pessoas falta humanidade, pra mim faltou em muitos momentos. Sou assumidamente uma pessoa extremamente critica. Vestir o sapatinho do outro é necessário em muitos momentos, saber onde lhe aperta, onde causa calos. 
A professora chega com essa citação, "vestir o sapatinho do outro", justamente no dia em que chego na sala de aula com uma sacola contendo 3 pares de sapatos comprados!! Olhei para os pés de minha colega, a qual tive um desentendimento na aula anterior, e pensei: "certamente o calçado dela vai apertar o meu pé, e o meu ficará folgado no dela. Será que eu entendi a situação dela na semana passada?" A situação já foi solucionada! 
Recebi um e-mail de uma amiga citando o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Não estou aqui querendo justificar a violência e muito menos passar a mão por cima dos sujeitos que realizam tais atos. Mas, mais uma vez paro pra pensar no que leva as coisas a chegarem a esse ponto. Educação, vem de casa, porém muitas famílias delegam essa função a escola. Professores não são valorizados e são mal remunerados, trabalham mais de 40h por dia pra poder fazer o dinheiro render no fim do mês. Isso acarreta em profissionais cansados, inferiorizados, que, muitas vezes sem perceber, acabam por "despejar" suas frustrações nos alunos. Esses por suas vez, são oriundos de famílias desajustadas e enfrentam situações inimagináveis. O que ambos, professores e alunos, procuram ao chegar na escola? VA-LO-RI-ZA-ÇÃO. É isso, procuram ser vistos, procuram reconhecimento, procuram por educação. Não só educação formal, de cadernos e livros, mas educação e respeito como indivíduos, como sujeitos únicos, cada um com suas características e história de vida. É bem provável que, neste caso, o professor vestir o sapatinho do aluno, a equipe diretiva da escola, vestir o sapatinho do professor, levaria a solução de muitas situações. 
O filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers - Drama 2007) é baseado em uma história real e retrata, na minha opinião, de forma brilhante a professora vestindo o sapatinho dos seus alunos. Vale a pena conferir! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário